quarta-feira, 26 de outubro de 2011

BIBLIOPAPER

O que é o Bibliopaper?

O Bibliopaper é uma atividade que se desenrola na Biblioteca Escolar. Consiste na descodificação de enigmas e na execução de tarefas surpresa, com vista ao preenchimento de um questionário, sobre temáticas variadas.
Para isso há que respeitar algumas regras:
- O número máximo de equipas participantes é de 6 por turma, sendo as equipas constituídas por 4 elementos;
- As equipas participantes terão de escolher um nome;
- Os participantes devem trazer/utilizar uma esferográfica azul/preta e um lápis,
-  As equipas são classificadas pela cotação das respostas dadas/tarefas realizadas e pelo tempo gasto na atividade.

 O 1.º Bibliopaper na EB1 de Penacova realizou-se no dia 25 de outubro de 2011.
No Dia Internacional das Bibliotecas Escolares propusemos  uma prova especial, com a qual pretendemos dar a conhecer melhor aos alunos a  Biblioteca Escolar.
Os professores José Diogo, Graça Gonçalves e Lourdes Lopes, responsáveis pela atividade, organizaram tarefas diferenciadas para os diferentes anos de escolaridade.
Todos se divertiram e participaram com muito empenho, havendo um grupo vencedor por turma.

Parabéns a todos pelo trabalho realizado.... e continuem a ler muito...



segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Dia Mundial da Alimentação

 O Dia Mundial da Alimentação foi vivido com muita participação de toda a comunidade educativa procurando sensibilizar para a importância de uma alimentação correta;promover nos alunos hábitos de uma alimentação saudável e alertar para os perigos de excesso e carência alimentar.
Foram desenvolvidas atividades interdiscilinares com escrita de textos diversos;a construção de uma roda dos alimentos gigante e jogos matemáticos aplicados na realização de um mini-projeto sobre espetadas de fruta.
Houve uma sessão de esclarecimento com a presença de dois nutricionistas e uma enfermeira do centro de Saúde de Penacova.



A realização de espetadas de fruta com a colaboração das professoras de Oficina da Ciência, foi um sucesso!!!


quarta-feira, 5 de outubro de 2011

5 de Outubro - Implantação da República

  • Isto aconteceu a 5 de Outubro de 1910.




  • A República foi proclamada dos Paços do Concelho (a Câmara Municipal) em Lisboa. A importância deste facto foi tal que se decidiu que essa data fosse um dia feriado.





  • O último rei foi D. Manuel II que partiu para Inglaterra com a restante família real, ficando aí a viver no exílio.






    • O primeiro presidente foi Teófilo Braga, mas foi apenas presidente do Governo Provisório até às eleições, onde foi eleito como primeiro Presidente de Portugal Manuel de Arriaga.

    • Clica aqui para saberes quem foram os Presidentes portugueses.


    • A implantação da República fez com que Portugal mudasse a sua bandeira e o seu hino para aqueles que temos actualmente e o nome da sua moeda para o escudo.

    Feliz Dia do Professor

    segunda-feira, 3 de outubro de 2011

    O ALFA - Projeto da Porto Editora

    Outubro - Mês das Bibliotecas Escolares

    Mês Internacional da Biblioteca Escolar
      Outubro chegou e com ele o Mês das Bibliotecas Escolares. Este ano, a IASL (Associação Internacional das Bibliotecas Escolares) reforça a mensagem School Libraries Empower Learners for Life, ou seja,   Biblioteca Escolar. Saber. Um poder para a vida.

    Segundo os princípios estabelecidos pela International Association of School Librarianship - IASL, o "Mês Internacional da Biblioteca Escolar permitirá aos responsáveis pelas bibliotecas escolares, em todo o mundo, escolher um dia, em outubro, que melhor se adeque à sua situação de forma a celebrar a importância das bibliotecas escolares... ". O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares decidiu declarar o dia 24 de outubro como o Dia da Biblioteca Escolar, permitindo, deste modo, às escolas a preparação atempada de atividades específicas a realizar nesse dia, independentemente das ações que possam levar a efeito noutros dias do mês.
    Várias atividades irão decorrer, para reforçar a construção das aprendizagens, a divulgação deste espaço e a motivação para a sua utilização, para os nossos alunos!!!

    É também oportuno dar destaque à mais nova Biblioteca Escolar do  Agrupamento, a funcionar no nosso Centro Educativo,  espaço onde funcionam 8 turmas do 1.º ao  4.º anos.

      É uma biblioteca espaçosa, acolhedora, bonita e sobretudo bem-equipada, pronta a disponibilizar os seus recursos...  Vamos conhecê-la!