quarta-feira, 30 de maio de 2012

Ação: Perigos na Internet - Comunicar em Segurança

Nos dias 28 e 29 de maio, os alunos do 3.º e 4.º anos participaram numa  Ação: Perigos na Internet - Comunicar em Segurança, promovida pelos agentes da Escola Segura.

Nesta ação, os alunos foram alertados para os perigos que correm ao navegar pelas redes sociais e também as regras que devem cumprir para que possam manter a sua segurança e privacidade perante o grande mundo da Internet.

O computador permite viajar pelo Mundo, mas devemos fazê-lo SEMPRE em segurança.

















DIA MUNDIAL DA CRIANÇA

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Visita ao concelho - 4.º ano

Os alunos do 4.º ano fizeram mais uma visita ao concelho, no dia 24 de maio. Desta vez foram conhecer a Barragem do Coiço e a freguesia de Carvalho.
Estiveram com os colegas na EB1 do Seixo. Tiveram visita guiada nos Moinhos e Museu Vitorino Nemésio na Portela de Oliveira.
Puderam apreciar as paisagens da Serra do Buçaco  e regressaram à Escola.Todos gostaram e aprenderam muito!....

Este projeto de conhecer o concelho foi desenvolvido ao longo do ano pelas turmas do 4.º ano, proporcionando aos nossos alunos o  conhecimento da geografia e do património de Penacova, que muitos nunca visitaram.
As três visitas ao longo do ano letivo, foram asseguradas pelos transportes da Câmara Municipal de Penacova.









terça-feira, 22 de maio de 2012

Ação sobre higiene oral - PES - Clínica Dentária de Figueira de Lorvão

Nos dias 14, 15 e 21 de maio tivemos na Escola mais uma Ação de Educação para a Saúde: "Promoção da Saúde  Oral" para os nossos alunos.
Esta ação foi promovida pela Clínica Dentária São João Batista de Figueira de Lorvão, com a colaboração do Dr Nuno Pereira e da Dra Cátia Alves, médicos dentistas da Clínica.

Este é um tema bastante importante para a saúde e que ao longo do ano, tivemos a possibilidade de  desenvolver com os nossos alunos, contando com a presença de elementos da Comunidade.









 











segunda-feira, 21 de maio de 2012

Experiências - Oficina da Ciência - AEC

Mais uma experiência: Ligações vencedoras

As turmas do 4º ano das turmas A e B, estiveram a brincar e a aprender a fazer ligações elétricas.
Com a professora Cláudia Carvalho, de Oficina da Ciência, criaram o jogo “Ligações Vencedoras”, onde só as ligações corretas acendiam a lâmpada.
Todos se divertiram neste dia!








quinta-feira, 17 de maio de 2012

Dia da ESPIGA - ASCENSÃO

Dia da Espiga

Os alunos da nossa Escola foram apanhar a espiga, revivendo a tradição... da quinta feira da Ascensão.

Dia da espiga ou Quinta-feira da espiga é celebrado no dia da Quinta-feira da Ascensão com um passeio matinal, em que se colhe espigas de vários cereais, flores campestres e raminhos de oliveira para formar um ramo, a que se chama de espiga. Segundo a tradição o ramo deve ser colocado por detrás da porta de entrada, e só deve ser substituído por um novo no dia da espiga do ano seguinte.



As várias plantas que compõem a espiga têm um valor simbólico profano e um valor religioso.
Crê-se que esta celebração tenha origem nas antigas tradições pagãs e esteja ligada à tradição dos Maios e das Maias.
O dia da espiga era também o "dia da hora" e considerado "o dia mais santo do ano", um dia em que não se devia trabalhar. Era chamado o dia da hora porque havia uma hora, o meio-dia, em que tudo parava, "as águas dos ribeiros não correm, o leite não coalha, o pão não leveda e as folhas se cruzam". Era nessa hora que se colhiam as plantas para fazer o ramo da espiga e também se colhiam as ervas medicinais. Em dias de trovoadas queimava-se um pouco da espiga no fogo da lareira para afastar os raios.










 



 Simbolos do Dia da Espiga

Dia da Espiga
Simbologia associada a cada elemento:

Espiga – Pão
Malmequer – Ouro e prata
Papoila – Amor e vida
Oliveira – Azeite e paz
Alecrim – Saúde e força


O ramo é guardado ao longo de um ano, até ao Dia da Espiga do ano seguinte.

Era uma bênção aos primeiros frutos.

Este dia (a Ascensão) ocorre cerca de quarenta dias depois da Páscoa e é sempre a uma quinta-feira.

Há locais onde é mesmo feriado.

Hoje em dia há pessoas que ainda seguem a tradição.

 




 


sexta-feira, 4 de maio de 2012

DIA DA MÃE

Os nossos trabalhos...


Coração de MÃE - 3.ºB

A turma B do 3.º ano trabalhou o livro "Coração de Mãe", no âmbito da comemoração do DIA DA MÃE.


Os alunos trabalharam a obra, com leitura, fichas de leitura, trabalhos de escrita nos Magalhães e nos computadores da Biblioteca.






No final realizaram bonitos trabalhos para presentear a sua MÃE...










quinta-feira, 3 de maio de 2012

Concurso "Um dia sem os média" Biblioteca Escolar


   UM DIA COM OS MEDIA” é uma iniciativa de âmbito nacional que visa colocar a relação dos cidadãos com os media no centro das atenções, suscitando iniciativas orientadas para a reflexão e a ação.
Como seria a vida sem os media?
Num período em que os meios de informação e comunicação, quer os mais tradicionais, quer os das últimas gerações tecnológicas, se tornaram omnipresentes na sociedade e multiplicaram exponencialmente a possibilidade de expressão dos cidadãos no espaço público é importante refletirmos sobre o papel que aqueles ocupam na construção de opiniões, crenças e do próprio quotidiano.
No próximo dia 3 de maio, várias entidades ligadas à comunicação e à educação para os media vão lançar, pela 1ªvez, a iniciativa Um dia com os media, que visa promover o espírito crítico e a criatividade relativamente aos meios de comunicação.
A Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Leitura associam-se a esta iniciativa convidando os alunos dos diferentes ciclos de ensino a responderem, através de um slogan, à questão Como seria a vida sem os media?
Conseguimos, hoje, imaginar a vida sem telemóvel, televisão ou computador? Uma vida onde não dispuséssemos de internet? Uma vida sem livros, jornais, revistas ou cinema? Uma vida onde não existisse consola de jogos, mp3, mp4, tablets, youtube, facebookou outros dispositivos e redes de comunicação recentes? Como seria essa vida? Que sentido teria? Que sentimento nos provocaria?
É este o desafio que RBE e PNL, em colaboração com o Gabinete dos Meios de Comunicação Social (GMCS), propõem aos alunos: criar uma frase que represente a ideia de uma vida sem as tecnologias e aplicações de comunicação que não dispensam no seu dia a dia.
Será atribuído, por níveis de ensino, umtablet ao autor do melhor slogan apresentada em cada um dos seguintes escalões:
· alunos dos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico;
· alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário.
As frases/ ideias premiadas servirão de slogan para campanhas semelhantes a realizar em 2013.
Calendário da iniciativa
Como seria a vida sem os media?
Uma iniciativa organizada pela Biblioteca Escolar em articulação com os professores titulares de turma e diretores de turma que queiram colaborar na sua realização
Sugerimos o seguinte procedimento:
maio, 2 a 4: divulgação da iniciativa junto de alunos e de outros professores;
maio, 7 a 11: colocação, na Biblioteca Escolar, de uma caixa graficamente identificada com a iniciativa Como seria a vida sem os media? , na qual os alunos possam depositar a frase/ ideia produzida;
maio, 14: seleção interna do melhor slogan da escola/agrupamento de escolas, por níveis de ensino: um dos alunos dos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico e outro dos alunos dos 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário;
A criação e apresentação da frase é livre, exigindo-se apenas que corresponda, de forma clara e significativa, ao tema Como seria a vida sem os media?.
A data limite de envio dos(s) slogan(s) selecionados pela escola/ agrupamento, para o endereço de correio eletrónico maria.toscano@rbe.min-edu.pt, será o dia 14 de maio. A divulgação, nos respetivos portais, dos dois melhores slogans, selecionados pela RBE, PNL e GMCS, ocorrerá no dia 1 de junho.
A entrega dos prémios será feita em data a anunciar.

 

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Ação "Prevenção Rodoviária" - Escola Segura (GNR)

A Escola Segura promoveu uma Ação sobre Prevenção Rodoviária, na nossa Escola. A ação constou de uma parte teórica e uma parte prática.
Todos os alunos se prepararam devidamente na Parte  Teórica, onde aprenderam comportamentos, regras e sinais de trânsito para serem bons peões e bons condutores...



A parte prática constou de circuito citadino no pavilhão (passadeiras, sinais de trânsito, rotundas, cruzamentos...). 

Foi uma ação muito participada pelos alunos, onde mostraram muito empenho e aplicaram os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Um agradecimento especial aos Encarregados de Educação que colaboraram trazendo as bicicletas dos seus filhos para a escola, tornando possível a realização desta atividade.

Obrigada aos srs agentes por mais esta atividade educativa...