sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O Contador de estórias

A Biblioteca Municipal promoveu Sessões de contos com António Fontinha, para os alunos do 1.º Ciclo. Esta iniciativa está inserida nas atividades para Comemorar os 110 anos da Biblioteca Municipal e 820 do foral do concelho de Penacova.
Os alunos da nossa escola estiveram presentes e gostaram muito.

Ficaram a saber mais sobre os contos tradicionais portugueses, que têm como personagens principais lobos, burros, raposas .... e outros animais.
Contados de geração em geração, chegaram até nós pelos contadores de estórias.

António Fontinha nasceu em Lisboa em 1966 e viveu até 1975 no Dundo/Angola. Concluíu o primeiro ano do Curso de Teatro da Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa (1986/86) e trabalhou como actor em diversas produções até 1995. Três anos antes começara a desenvolver trabalho como contador de estórias no Centro Educativo da Bela Vista, ao serviço do Chapitô, o que o levou a mudar de percurso. Desde então tem contado um pouco por todo o país, enquadrado em diversos projectos e abrindo caminho aos vários contadores que se lhe seguiriam. A base do seu repertório são temas da tradição oral portuguesa e, paralelamente à actividade de narrador, conduziu campanhas de recolha de contos tradicionais, algumas delas editadas, como os Contos Populares Portugueses pela Câmara Municipal de Palmela em 1997 e os Contos Tradicionais da Região do Entre Douro e Vouga pela Associação de Municípios das Terras de Santa Maria em 2006.

Podemos saber mais deste contador em Narração Oral



Sem comentários:

Enviar um comentário