sábado, 20 de abril de 2013

Projeto "Descobre como Colorir os Centros Históricos de Coimbra e Penacova"

 
Os alunos da Turma A do 1.º ano (Pen1), da nossa Escola, dia 18 de abril, deslocaram-se a Coimbra, para participar em diversas atividades naquela cidade, no âmbito do Projeto "Descobre como Colorir os Centros Históricos de Coimbra e Penacova".
 
Este é um projeto experimental que o  Centro de Estudos Sociais de Coimbra (CES) pretende lançar, envolvendo duas turmas do 1.º ano de escolaridade, uma de Coimbra e outra de Penacova, permitindo aos alunos vendo, tocando, expressando-se, um novo olhar  sobre os edifícios do Centro Histórico de Coimbra e de Penacova.
 
 
 
 
“Descobre como Colorir os Centros Históricos de Coimbra e Penacova” é  o título de uma Sessão dirigida às crianças e convida-as a conhecer melhor os edifícios de Coimbra e Penacova.
 
Esta atividade permite que as crianças descubram como as cores e  as texturas marcam a imagem antiga de ambas as localidades e que, igualmente, descubram como se fazem algumas das cores utilizadas para colorir os centros históricos, aprendendo alguns conceitos de cor – cores acromáticas e cores complementares – importantes para a definição de um Plano de Cor de uma cidade.
 
 
 
A atividade permitirá também descobrir que os edifícios históricos para além das tintas de cal, têm outros elementos a participar na cor do edifício, nomeadamente a pedra, a caixilharia de madeira das janelas e portas, entre outros.


 
A atividade “Descobre como Colorir os Centros Históricos de Coimbra e Penacova” resulta de um pedido da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) dirigido ao Arq. Pedro Providência (Centro de Estudos Sociais – Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra), para desenvolver uma parceria no âmbito do projeto Conhecer a Cidade (http://www.rbe.mec.pt/np4/724.html), que resulta da parceria desenvolvida entre a RBE e a Ordem dos Arquitetos.


 

O projeto agora apresentado tem como premissa base descobrir o território, desafiando escolas a conhecer os centros históricos de outros concelhos e, consequentemente, descobrir as diferenças de arquitetura entre regiões.
O Município de Penacova é um dos parceiros da iniciativa.

 
 
A deslocação a Coimbra cumpriu a 1.ª fase do projeto que, numa 2.ª fase,  juntará ambas as turmas participantes (1.º ano da EB Solum Sul e 1.º ano da EB1 de Penacova), em Penacova, no dia 17 de maio.
Em Penacova, ambas as turmas, visitarão o Centro Histórico da Vila  de Lorvão e os Fornos da Cal do Casal de Sto. Amaro.
Numa 3.ª fase, será apresentada ao público uma Exposição itinerante, durante o mês de outubro 2013, nas Bibliotecas Municipais de Coimbra e Penacova.
 


 


Os alunos na sala de aula trabalham o tema da construção...
Estes são alguns "edifícios", construídos com a colaboração das  suas famílias,  no âmbito do Projeto...


  








 
 
 



Sem comentários:

Enviar um comentário