quarta-feira, 7 de março de 2012

3.º ano na Biblioteca Municipal

Os alunos do 3.º ano foram à Biblioteca Municipal, na hora do conto infantil. Ouviram a estória "A Princesa da Chuva" de Luísa Ducla Soares: "Princelina, a princesa que em pequenina foi fadada para ser a mais bela, a mais boazinha e a mais… e a partir daqui… a última fada quando ia para fadar a princesinha, ficou furibunda por ela começar a fazer chichi no seu belo vestido de fada, e em vez de a bem fadar lançou-lhe uma estranha maldição «onde a princesinha estivesse estaria sempre a chover». 
Ora como não há mal que não venha por bem, a princesinha conseguiu transformar o seu infortúnio, numa bênção para todo o reino dos Reinetas que estava muito mal de finanças, não só pelas chuvas persistentes, como pelo pagamento real feito às três fadas. O povo começou a reclamar! Princelina compreendeu que ela era o motivo de tanta tristeza, pela calada da noite afastou-se da segurança do palácio dos seus pais. Os reis Reinetas bem procuraram a sua filha, mas em vão, até que foi dada como morta. Contudo, Princelina bem viva, com a sua perspicácia e inteligência levou a chuva que sempre a acompanhava aos oásis dos desertos do seu reino, aos ribeiros e às terras ressequidas, melhorando as colheitas, tornando-as mais abundantes…" Bom, o resto da história e todas as peripécias que encerra, têm de ser conhecidas com a leitura do livro.
Todos os alunos participaram no atelier de expressão plástica, onde decoraram os guarda chuvas que ficaram expostos no átrio da Biblioteca.

Esta atividade foi realizada no âmbito da animação da leitura e pretendeu sensibilizar para as questões ambientais.
No ateliê os alunos utilizaram materiais de desperdício, enquadrando-se no projeto da escola com o tema "A  reciclagem".




Os alunos da turma A do 3.º ano




Os alunos da turma B do 3.º ano


Sem comentários:

Enviar um comentário