quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Uma escritora na escola

 A Escritora vem à escola já na sexta-feira, no âmbito do  Projeto de Animação da Leitura

  
Rosário Alçada Araújo nasceu em Lisboa, em 1973. Licenciou-se em Direito, mas cedo abandonou a vida de jurista, rumo a Londres, onde realizou um mestrado em Sociologia da Comunicação.
Foi também aí que se aproximou do universo da literatura infantil, quer através da frequência de um curso de escrita criativa para crianças, quer pelas suas próprias pesquisas em bibliotecas e livrarias.
Em 2002, regressou a Portugal e escreveu o primeiro livro para crianças, o qual foi recomendado para publicação, em 2003, pelo Prémio Branquinho da Fonseca (Expresso/Gulbenkian), iniciando assim o seu percurso como autora infantil.
  
O nossos alunos estão muito entusiasmados pois já  preparam esta visita há semanas.
Todos revelaram muito gosto pela leitura e realizaram muitos trabalhos, que já estão expostos na escola...
Estas foram as obras da autora trabalhadas pelos nossos alunos:

A Árvore dos Rebuçados
O Sebastião adorava guloseimas.
Um dia, por incrível que pareça, descobriu uma árvore carregadinha de rebuçados no seu quintal. E não é que a árvore lhe fez um desafio? Se o Sebastião entrasse no mundo dela e realizasse as provas que lhe fossem pedidas, receberia todos os rebuçados que quisesse.
O Sebastião aceitou o desafio e foi transportado para outra dimensão. Teve de provar uma grande variedade de legumes, teve de ler uma história e até participou nos "Jogos Olímpicos da Vida Saudável"!
Desde esse dia, a vida de Sebastião foi mudando gradualmente. Ele aprendeu a importância dos bons hábitos alimentares… e também percebeu que um docinho de vez em quando não faz mal a ninguém.
O crescimento físico e intelectual dos mais novos tem que ser sustentado por escolhas alimentares saudáveis, diversificadas e agradáveis ao gosto. Às necessidades nutricionais dos jovens deve corresponder uma política educativa que promova hábitos e regras alimentares adequadas ao seu desenvolvimento, saúde e bem-estar. Exemplos simples, bem direccionados e adaptados ao dia-a-dia dos alunos podem ter implicações decisivas para toda a sua vida. E a sala de aula pode muito bem ser um espaço privilegiado de comunicação das boas práticas alimentares.

Brincar às Escondidas

Da lua de Janeiro à surpresa do Pai Natal, vamos brincar às escondidas com a Mãe Natureza em doze contos brilhantemente escritos por Rosário Alçada Araújo, com magníficas ilustrações de Catarina França.
Os contos, tantos quantos os meses do ano, vão transportar-nos numa viagem mágica pelo mundo encantado da natureza sempre tão presente e tantas vezes distante do nosso pensamento e da nossa atenção.



A história da Pequena Estrela



Triste e aborrecida de estar sempre no céu , a pequena estrela toma coragem e rodopia até chegar à terra... O leitor acompanhará esta história com o mesmo entusiasmo e a mesma curiosidade que a pequena estrela vai sentindo, ao ver a sua atrevida viagem transformar-se numa aventura fascinante, que lhe trará ensinamentos para toda a vida.






Histórias de um Leque Mágico




Aquele presente que o pai trouxera à Marta do outro lado do mundo parecia especial: um leque grande que havia sido comprado a um contador de histórias.
O que a menina não sabia é que o leque era mágico. E que algures, lá longe, alguém contava com a sua ajuda para que o mundo das histórias chegasse a toda a gente e alimentasse a fada da sabedoria que vive em cada um de nós.
Uma aventura que convida o leitor a pensar na importância da imaginação e a recordar que esse universo nunca poderá ter fim.



Estas e outras aventuras vividas pela leitura ajudam  as crianças a crescer e a cultivar o gosto pela leitura.
Com estas estórias foram trabalhadas noções de formação cívica, que ajudam os alunos a aprender práticas de vida saudável e o respeito pela natureza e seus animais...

Aqui fica uma das estórias ilustrativa desses valores:


Sem comentários:

Enviar um comentário