
Foi também aí que se aproximou do universo da literatura infantil, quer através da frequência de um curso de escrita criativa para crianças, quer pelas suas próprias pesquisas em bibliotecas e livrarias.
Em 2002, regressou a Portugal e escreveu o primeiro livro para crianças, o qual foi recomendado para publicação, em 2003, pelo Prémio Branquinho da Fonseca (Expresso/Gulbenkian), iniciando assim o seu percurso como autora infantil.
O nossos alunos estão muito entusiasmados pois já preparam esta visita há semanas.
Todos revelaram muito gosto pela leitura e realizaram muitos trabalhos, que já estão expostos na escola...
Estas foram as obras da autora trabalhadas pelos nossos alunos:
A Árvore dos Rebuçados
Um dia, por incrível que pareça, descobriu uma árvore carregadinha de rebuçados no seu quintal. E não é que a árvore lhe fez um desafio? Se o Sebastião entrasse no mundo dela e realizasse as provas que lhe fossem pedidas, receberia todos os rebuçados que quisesse.
O Sebastião aceitou o desafio e foi transportado para outra dimensão. Teve de provar uma grande variedade de legumes, teve de ler uma história e até participou nos "Jogos Olímpicos da Vida Saudável"!
Desde esse dia, a vida de Sebastião foi mudando gradualmente. Ele aprendeu a importância dos bons hábitos alimentares… e também percebeu que um docinho de vez em quando não faz mal a ninguém.
O crescimento físico e intelectual dos mais novos tem que ser sustentado por escolhas alimentares saudáveis, diversificadas e agradáveis ao gosto. Às necessidades nutricionais dos jovens deve corresponder uma política educativa que promova hábitos e regras alimentares adequadas ao seu desenvolvimento, saúde e bem-estar. Exemplos simples, bem direccionados e adaptados ao dia-a-dia dos alunos podem ter implicações decisivas para toda a sua vida. E a sala de aula pode muito bem ser um espaço privilegiado de comunicação das boas práticas alimentares.
Brincar às Escondidas
Da lua de Janeiro à surpresa do Pai Natal, vamos brincar às escondidas com a Mãe Natureza em doze contos brilhantemente escritos por Rosário Alçada Araújo, com magníficas ilustrações de Catarina França.
Os contos, tantos quantos os meses do ano, vão transportar-nos numa viagem mágica pelo mundo encantado da natureza sempre tão presente e tantas vezes distante do nosso pensamento e da nossa atenção.
A história da Pequena Estrela

Triste e aborrecida de estar sempre no céu , a pequena estrela toma coragem e rodopia até chegar à terra... O leitor acompanhará esta história com o mesmo entusiasmo e a mesma curiosidade que a pequena estrela vai sentindo, ao ver a sua atrevida viagem transformar-se numa aventura fascinante, que lhe trará ensinamentos para toda a vida.
Histórias de um Leque Mágico

Aquele presente que o pai trouxera à Marta do outro lado do mundo parecia especial: um leque grande que havia sido comprado a um contador de histórias.
O que a menina não sabia é que o leque era mágico. E que algures, lá longe, alguém contava com a sua ajuda para que o mundo das histórias chegasse a toda a gente e alimentasse a fada da sabedoria que vive em cada um de nós.
Uma aventura que convida o leitor a pensar na importância da imaginação e a recordar que esse universo nunca poderá ter fim.
Estas e outras aventuras vividas pela leitura ajudam as crianças a crescer e a cultivar o gosto pela leitura.
Com estas estórias foram trabalhadas noções de formação cívica, que ajudam os alunos a aprender práticas de vida saudável e o respeito pela natureza e seus animais...
Aqui fica uma das estórias ilustrativa desses valores:
Sem comentários:
Enviar um comentário